CELEBRAÇÕES

Cantinho da M. Penha na portaria na casa de Palmas
Cantinho da M. Penha na portaria na casa de Palmas

2011

48 ANOS DA MORTA DA MADRE PENHA

 

 

Apresentação

  

          Em nosso último Capitulo de 2005, uma das propostas apresentadas e muito bem acolhida pela assembleia, foi, a de recuperar a memoria de as nossas Irmãsque foram uma forte testemunha da sua vida consagrada no seguimento de Jesus segundo o carisma de Vicenta Maria, com o fim de nos motivar e alentar o nosso próprio seguimento das irmãs de hoje.

           Dai que neste tempo vão se recuperando as lembranças e testemunhas d’algumas delas.

            Assim esta a nossa querida Madre Esthela da Espanha, cujo processo de reconhecimento das suas virtudes, já está efetuado ao nível diocesano e todo o seu processo se encontra em Roma na espera dum novo milagre para sua beatificação.

            Do mesmo jeito, nós, nos orgulhamos de ter entre nossas irmãs brasileiras, o destaco da querida Madre Penha. Ela como muitas outras irmãs, mas duma forma destacada, viveu seu amor a Jesus e sua forma especifica no seguimento d’Ele com grande amor â Congregação desde os traços carismáticos ao estilo de nossa fundadora, Vicenta Maria.

 

            Que esta linda iniciativa em valorizar a entrega e os valores das nossas irmãs, seja um grande estimulo na vivencia e crescimento da santidade para toda a Congregação.

            Desejamos e pedimos de coração esta graça a Nosso Senhor e a Maria nossa Mae

 

 

 

Em Palmas - TO- celebramos os ... 48 ANOS DA MORTE DA MADRE PENHA 

 

 

CELEBRAÇÃO

 

INTRODUÇAO

  

Hoje, aniversario da morte da Irmã Penha, queremos ter este pequeno ato de reconhecimento e Ação de Graças pelo dom recebido de Deus, com a vida e entrega da Irmã Penha a Jesus, à Congregação e às Jovens . Dom de Deus para toda a Igreja, a Congregação e particularmente para a comunidade brasileira das RMI

 

CANTO DE AÇAO DE GRAÇAS

 

Um dia, MARIA PENHA DA CRUZ pediu a Nossa Senhora que as pessoas com quem ela tratasse sentissem, ao se afastarem dela, a graça de uma grande fé e um grande amor a Deus e a Maria Santíssima. 

 

O senhor lhe concedeu a graça de chama-la na sua presença num dia dedicado a Maria, Traço carismático tão amado por nós. Peçamos ao Senhor também esta graça pela intercessão da Madre Penha, para cada uma das RMI.

CANTO A MARIA

 

Convidamos agora a Madre Pena compartilhe conosco algumas das suas vivencias no Seguimento de Jesus como RMI

 

AMOR AO ISNTITUTO

 

A grande caridade de minhas superioras não permite que eu volte para aquele clima tão quente de Santos. Bendito seja Deus, por tanta bondade. Que caridade tão desinteressada há em nosso amado Instituto”

 

AMOR A JESUS

 

“.Quando toca o sino ou quando me chamam para outra coisa, pensar que Jesus está ao meu lado e dizendo: “Vem, agora quero que faças outra coisa” – Não devo, portanto, fazê-lo esperar. Devo segui-lo imediatamente. Aumenta minha fé, Jesus.”

 

LUTA NA INDIFERENCIA

 

“Sobre a indiferença. Não é uma virtude. É um estado de alma, um conjunto de todas as virtudes. Eu posso ser indiferente e no entanto sentir lutas tremendas e revoltas íntimas.... Por exemplo: hoje eu fui indiferente, apesar de ter sentido muita repugnância em fazer o que me mandou a Madre X. Foi assim: mandei uma toalha do altar para as meninas passarem, na oficina, e ela mandou de volta com um bilhetinho em que dizia que de manhã ninguém poderia passar.

Tive vontade de passá-la eu mesma, de desaforo. Venci-me, no entanto, e coloquei-a assim mesmo no altar. Mandou também dizer que eu mudasse o frontal. Fiquei com desejos de vingar-me e não mudá-lo. Lutei alguns minutos, mas com a graça de Deus, vendo que com minha renúncia e indiferença Jesus ficaria mais contente, venci-me e fiz o que ela mandou. Agradeço-te, Pai querido, por me teres dado forças.”

 

EDUCADORA

 

“Sobre a força de vontade, de caráter. Ensinar às meninas a cumprirem o dever, custe o que custar. Ficar séria e zangada quando não o cumprirem. Isto lhes fará bem.

Muitas vezes dizemos que as meninas passam o dia terríveis, teimosas e malcriadas, mas, se bem examinarmos, fomos nós que passamos o dia sem paciência e sem jeito. (1955).

 

HUMILDADE

 

Ontem, Jesus, sofri uma penosa humilhação. Tive de dizer à Madre Superiora que não podia seguir servindo à mesa, pois ando me sentindo muito mal do coração, e penso que é pelo esforço de puxar o torno. Tu sabes o que me custou, mas seja tudo por teu amor.

 

OBEDIENCIA

 

Jesus obedecia, e muitas vezes a coisas que ele, infinitamente sábio, via não serem tão perfeitas. Contudo, obedecia a S. José e à Santíssima Virgem, que eram a autoridade constituída. Que posso eu reclamar, quando me parecer ser injusta ou errada a ordem que me dão?...”

 

CANTO DE LOUVOR

 

ORAÇAO FINAL

 

Abençoa Senhor o nosso coração e a nossa Vida Consagrada a Ti, junto de nosso trabalho apostólico que com os dons recebidos da tua bondade tentamos entregar dia a dia. Que a exemplo da Madre Penha e Vicenta Maria, vivamos um amor grande pelo teu Reino e pelo Carisma que desde a cada uma de nós e que elas souberam viver e ensinaram com a sua testemunha da vida. Te pedimos pelos méritos de Jesuscristo teu Filho. Amém,

 

 

BELO HORIZONTE no processo da Madre Maria Penha da Cruz

     Aqui estamos enviando a nossa colaboração para o inicio do processo da Madre Mª Penha da Cruz, na  Comunidade de Belo Horizonte.

     No dia 20 de setembro, apresentamos a M. Mª Penha durante o tempo que ela morou nesta comunidade.

     Colocamos as fotos da Madre Penha em dois cartazes que foram apresentados aou público presente na capela.

          Inicialmente foi feito um comentário para conhecimento dos participantes. Realizamos uma procissão, partindo do funo da capela em direção ao altar.

     Foram lidos alguns trechos tirados do livro da vida e também uma pequena biografía. Depois foi cantado o Hino próprio para este momento e também foram feitas algumas fotografías e até uma pequena filmagem realizada por Mª Eunice da Silva Gonçalves, que foi recebida nesta casa pela M. Penha, com 8 anos de idade e à qual ela é muito grata. Hoje é uma Senhora casada com quatro filhos todos bem situados na vida e ela é corretora de imóveis.

 

Comunidade e amigos da M. Mª Penha da Cruz em Belo Horizonte, MG

Louvemos a Deus pela vida da Ir. Maria Penha da Cruz !!!

 

     Ela foi realmente "uma religiosa como as outras", tendo em seu coração aquela sede de água viva (Jô 4,15) que é o próprio Jesus, o alvo de toda a sua simples e humilde vida.

 

     Ir, Penha souve viver seu carisma: o dom de toda sua pessoa, todo seu ser a serviço de Deus e dos Irmãos.

 

     A mensagem que a Ir. Penha da Cruz deixa para todos nós é a alegria do cristão e da religiosa em seguir Jesus no dia a dia, buscando em tudo a Vontade do Pai.

 

     Maria Penha da Cruz sentia-se feliz na Congregação religiosa para a qual Deus a havia chamado. Era sua segunda família e ela a amava profundamente.

 

     Era muito afeiçoada a Santa Vicenta Maria, cuja biografia lera e relera muitas vezes, assimilando assim, a riqueza dos seus exemplos.

IRMA PENHA NA NOVENA DA IMACULADA

PALMAS, Tocantins

Jovens de Palmas na novena da Imaculada
Jovens de Palmas na novena da Imaculada

           Com motivo da Novena da Imaculada. O quinto dia foi dedicado a pessoas com devoção especial a Maria. Assim foi dedicado a Irmã Penha, pelo seu amor a Maria, como esta pressente na totalidade da sua vida, como mãe, como intercesora...

 

Introdução:

 

Neste dia nosso aproximarmos a Maria vai ser pelo meio duma Irmã muito especial que soube fazer caminho de santidade seguindo as pegadas de Jesus imitando a duas mulheres mais de perto: Vicenta Maria e Maria.

Ela é Irmã Penha. Uma linda jovem religiosa de olhos azuis e faze sorridente. Ela é Brasileira e nasce em Rio Grande do Sul. Da sua mão nos vai deixar levar e descobrir alguns dos seus secretos de santidade e seu amor pela Mãe de Jesus.

 

Oração do terço

 

 

Leitura da Palavra (Jo 19,25)    

  

Reflexão:   (textos da Irmã Penha)

 

No dia 11-7-1954, faria a seguinte conversa consigo mesma nas páginas do livreto de anotações:

                 "Hoje, passados dezesseis anos depois de que tive a felicidade de ter feito aquele abençoado retiro, vejo como Nosso Senhor me ia atraindo sem eu o perceber. Como Deus foi bom comigo. Nunca havia pensado antes em ser religiosa e saí desse retiro com a semente plantada sem eu o saber. Deus abençoe e recompense por toda a eternidade a todos os que, direta ou indiretamente, serviram de meio para esta minha grande felicidade. Que eu seja bem santa e saiba retribuir todo este bem com fiel observancia na vida religiosa. A Nossa Senhora, em primeiro lugar, tenho a certeza, devo esta graça, pois que Ela sempre esteve em nossa vida (minha família), nos protegendo e guiando”   (Pág. 17)

 

“Tenho especial devoção a Jesus Sacramentado (se é assim que devo dizer), Sempre, nas alegria e dores; nas maiores dificuldades e aflições, é ali que busco consolação com uma fé tal que chego a pedir sempre a Deus que nunca me falte come la porque então não sei o que seria de mim. O sacrário para mim é tudo!!! Tenho por Nossa Senhora também uma devoção muito grande, tanto, que, ao chegar aqui no Colégio Bom Conselho (onde se realizava o retiro), fiquei triste, de não ver sua imagem no altar. Minto, há una N.Sª da Conceição

 

 Oração de todos

 

L.- “Mãe querida, modelo de pureza e de humildade, fazei com

que eu sempre olhe para vós e vos imite. “

 

T.-“ Minha mãe querida, fazei que eu sempre me entregue em vossas mãos e nas de vosso Filho, nas minhas atividades apostolicas”

 

L.- “ Maria Santíssima, tu que tiveste tanta coragem quando Jesus aos 30 anos, teve de abandonar a feliz casa de Nazaré para se entregar totalmente ao seu Pai Onipotente, dá à mamãe força igual quando eu tiver de dizer-lhe o adeus a fim de entregar-me inteiramente ao meu muito querido Jesus”

 

T.- Dá-me, por tanto, minha Mãezinha do céu, forças para lutar, embora seja uma luta contra minha consciência”

 

L.- “A nossa Señora, tenho a certeza, devo esta graça em primeiro lugar”

 

T.- “Jesus, necessito de uma vontade firme, inabalável, quando se tratar de cumprir minhas Regras, um Oficio e tudo o que for para tua glória e salvação das almas. Minha Mãe Santíssima, pede esta grande graça para mim”.

 

L.- “Mãe Santísima, Medianera de Todas as Graças, dá-me esta grande graça de saber formar as meninas empregadas domésticas que vivem a meu lado. Isto também te peço para todas as Filhas de Maria Imaculada”

 

T.- Mãe Santíssima, bem vês a sinceridade destes meus desejos. Ponho-me em tuas mãos.”

 

 

Pai Nosso, Ave Maria, Gloria

 

Oração final:

 

Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Redentor nosso:

Assim como destes a Maria, entre as demais virtudes, uma pureza e castidade eximia, pela qual é chamada Virgem das virgens, assim vos suplicamos, por intercessão de tua Mãe Imaculada, nos concedas a dificilíssima virtude da castidade, que tantos tem conservado mediante a devoção da Virgem e tua proteção.

 

BENÇÃO:

 

            Que pela intercessão de Santa Maria, em nome de sua Conceição Imaculada, o Senhor nos abençoe, nos levre de todo mal, nos enriqueça com a graça da santidade e nos conduza à vida eterna. Amén